Vitrina, 23.01.2026 – O Presidente da República, Carlos Vila Nova convocou esta sexta-feira 23, os partidos políticos com e sem assento no parlamento para analisar uma data para a marcação das eleições presidenciais, legislativas, autárquicas e para o Governo Regional do Príncipe.
O encontro com os partidos políticos, que decorre no palácio presidencial, acontece 24 depois da Ação Democrática Independente, ADI, apresentar a Assembleia Nacional uma moção de censura contra o governo do primeiro-ministro Américo Ramos, cuja discussão está agendada para o dia 27 deste mês.
Nas últimas 24 horas a situação política no país conheceu vários episódios. Depois do ADI anunciar a moção de censura contra o governo, Abnildo de Oliveira publicou nos órgãos de comunicação social uma carta onde dava conta do seu abandono definitivo ao seu partido ADI.
Em carta remetida ao presidente do partido, Patrice Trovoada, o deputado, que na semana passada se demitiu do cargo de vice-presidente da Assembleia Nacional e passou a condição de independente, não avançou os motivos do seu afastamento do ADI.
“Na qualidade de membro do partido Ação Democrática Independente, venho humildemente comunicar a minha desfiliação, com efeito a partir de 21 de janeiro do presente ano de 2026, pelo que devolvo o cartão de militante”, diz Abnildo de Oliveira em carta de cinco linhas remetida a Patrice Trovoada, cuja cópia distribuiu a imprensa.
Ontem mesmo, 22 de janeiro, o presidente do grupo parlamentar do ADI, Nito Abreu, pediu a expulsão de Abnildo de Oliveira do partido e a respetiva perda de mandato.
“O mesmo, numa entrevista à Radio Jubilar, no passado dia 17 de janeiro, assumiu publicamente que irá criar um partido político para participar nos próximos atos eleitorais”, justifica Nito Abreu, considerando que esta atitude viola a lei 8/2008, Estatuto dos Deputados, bem como o Estatuto do ADI e o Regulamento do Grupo Parlamentar.
Tudo indica que ainda este fim de semana serão conhecidas as datas das próximas eleições gerais em São Tomé e Príncipe.
M. Barros