A escritora, poetisa e jornalista Conceição Lima foi nomeada pelo governo embaixadora da Cultura de São Tomé e Príncipe. A nomeação aconteceu durante a celebração do dia da Mulher são-tomense, 19 de setembro, no ato que decorreu no Palácio dos Congressos.
A nomeação da escritora, poetisa e jornalista são-tomense para as funções de embaixadora da Cultura de São Tomé e Príncipe acontece no seguimento de um conjunto de feitos alcançados com as suas publicações.
“Considerado que a escritora e poetisa são-tomense, cuja obra poética é internacionalmente reconhecida, com traduções em mais de uma dezena de línguas; considerando que a autora já mereceu diversas distinções, prémios literários e foi recentemente agraciado com dois prestigiosos prêmios internacionais; considerando que São Tomé e Príncipe se orgulha de ter entre os seus uma cidadão de tamanha dimensão que é concomitantemente uma jornalistas de prestigio internacional e intransigente defensora de bem comum dos direitos liberdades e garantias fundamentais; considerando que Conceição Lima pela sua erudita escrita contribuiu para que São Tomé e Príncipe seja hoje um país com maior visibilidade internacional; considerando trata de um fenómeno literário nunca antes testemunhado no nosso; considerando o seu importante papel na valorização da identidade cultural do país e na afirmação e promoção da diplomacia cultural, assim visto o despacho de concordância ... a ministra do Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade decide: é Maria da Conceição de Deus Lima nomeada embaixadora da cultura de São Tomé e Príncipe”.
M. Barro